sábado, 24 de abril de 2010

Physalis, Camapú e Saco de Bode Você Conhece?


O Camapú, de nome científico Physalis angulata, é uma planta herbácea de hábitos perenes e reproduzida por sementes. Originária da Amazônia (onde os índios a batizaram com o nome de Camapú ou saco de bode) e dos Andes, sendo nativa também em regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. Ao longo da história esta planta ganhou o mundo possuindo variedades cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colômbia, é conhecida como Uchuva, no Japão como Hosuki e nos Açores como Capuchos. Pode chegar aos dois metros de altura.

Atualmente a Colômbia é o principal produtor mundial e abastece todo o mercado europeu, principalmente a Alemanha e países baixos. Ocorre em quase todo o Brasil, mas sua produção aqui ainda é incipiente. Apesar da popularidade entre os habitantes das florestas, o Camapú só agora começa a conquistar status e cultivo no meio urbano. Os supermercados das grandes capitais, porém, ainda oferecem a fruta importada da Colômbia, já que a brasileira tem produção ainda bastante tímida e preço alto: uma cestinha com 100 gramas custa entre oito e dez reais.

O Camapú é uma planta muito bela, chamando a atenção por seu fruto ser gerado dentro de uma cesta vegetal, semelhante a um balãozinho, completamente protegido de agressores externos.
Além de vistosa esta planta tende a ser tornar uma excelente alternativa de renda para agricultores que visam diversificar sua produção agrícola, devido a sua pouca exigência de cuidados, produção rápida e boa resistência a pragas.



CURIOSIDADES


É rica em vitaminas A, C, Fósforo e Ferro, além de Alcalóides e Flavonóides. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diversos males e como alimento para fortalecimento de todo o organismo.

Muito utilizada em tratamento de diabetes, infecções de garganta, distúrbios óticos, problemas renais, hipoglicemia e inflamação da prostáta.

Referências:

Fruta Camapú. Disponível em:http://come-se.blogspot.com/2009/02/minha-plantacao-de-camapu-physalis-saco.html>. Acesso em 24 abr 2010.

Camapú. Disponível em:http://todafruta.blogspot.com/2009/04/physalis-ou-camapu-physalis-pubescens.html>. Acesso em 24 abr 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário