sábado, 8 de maio de 2010

Pitaya ou Fruta do Dragão


É uma fruta da família das cactáceas podendo ser encontrada em três variações: hylocereus undatus ( branca por dentro com pele rosa ), hylocereus polyrhizus ( vermelho por dentro com pele rosa ), selenicereus megalanthus ( branca por dentro com pele amarela ). Contém minúsculas sementes pretas que tem uma semelhança com o kiwi. À noite tem uma flor de rara beleza de cor branca e de grande valor ornamental.


No interior de Minas Gerais é muito comum ser encontrada na zona rural. Além disso, é conhecida popularmente pelo nome de saborosa, devido ao sabor doce e delicado.Chegou ao Brasil em Limeira, Fazenda da Citra, onde iniciaram-se os testes em 1991, através do material disponibilizado por um pesquisador da Enciclopédia Britânica.

Em alguns países, é muito comum o consumo no café da manhã devido aos seus valores nutritivos. Pode ser consumida in natura ou em deliciosos coquetéis, sucos e molhos para salada. Sua polpa apresenta funções digestivas, funcionando até mesmo como um suave laxante natural. É rica em calorias, proteínas, cálcio, ferro, vitamina C e carboidratos.





Dicas de Cultivo:

Origem

As espécies são nativas do continente americano sendo que as espécies mais comerciais se encontram na América Central e México.

Clima

Podem ser cultivadas em temperatura média entre 18 a 26 graus centígrados. Chuvas de 1200 a 1500 mm ao ano são ideais para o desenvolvimento da cultura, porém também se desenvolve em climas mais secos.

Solos

Os solos que oferecem melhores condições para o desenvolvimento do cultivo são os de pH entre 5.5 e 6.5 e não compactados . Devem ser ricos em matéria orgânica, bem drenados e de textura bem solta.

Espaçamento

O tutoramento com mourões é fundamental. Pode ser feito com mourões de madeira tratada, postes de concreto e até caules de frutíferas. Em plantios domésticos, a Pitaya pode ser plantada em caules de árvores preferencialmente de porte baixo para não dificultar a colheita. Alguns produtores fixam quadros de madeira no ápice dos mourões para um melhor tutoramento o que onera um pouco mais o trabalho, porém com resultados melhores.

Plantio

Plantar em covas de 40cm de diâmetro por 40cm de profundidade juntando uns 10 litros de esterco de curral (ou 2 kg de húmus de minhoca) mais 300g de farinha de ossos (ou super-fosfato simples).


Produção

Em literaturas internacionais são citadas produções para a Pitaya Vermelha de Polpa Branca ( Hylocereus undatus ) 30 toneladas por ha, isto anualmente. No Vietnã os plantadores conseguem até 40 toneladas por ha, provavelmente, isto se deve ao sistema de condução da planta , pois as podas aumentam a brotação de galhos na planta e, consequentemente, haverá mais flores e frutos.


Observação

Evitar pulverizações com defensivos químicos, pois os mesmos podem interferir no sabor dos frutos. Para fungos usar preferencialmente calda bordaleza.







Dica da semana






Sorvete de Pitaya





Ingredientes:




2 xícaras ( chá ) de pitaya[]

1/2 xícara ( chá )de adoçante em pó

1 xícara ( chá ) de creme de leite light

4 claras em neve



Ingredientes da calda




1/2 xícara ( chá ) de polpa de pitaya

1/2 xícara ( chá ) de suco de laranja

2 colheres ( sopa ) de adoçante em pó

1 colher ( chá ) de amido



Modo de preparo




Misture os ingredientes e coloque os em uma vasilha com tampa levando ao freezer por duas horas. Retire, bata em uma batedeira e leve ao freezer até a hora de servir.


Para a calda, misture os ingredientes, leve ao fogo até engrossar. Sirva com o sorvete frio.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário