sábado, 27 de março de 2010


Tradição Ameaçada


Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), São Sebastião do Paraíso – sul de Minas Gerais - é conhecida por ser a segunda cidade a produzir a maior quantidade de figo, fruta de aparência vistosa e sabor adocicado. A cultura do figo da região já existe a mais de trinta anos e é direcionada ao abastecimento da indústria. São áreas extensas de plantações e as frutas após passarem por processos de lavagem, cozimento e postas em latas de vários tamanhos e pesos são comercializadas às grandes redes de supermercados de Minas Gerais e São Paulo.
Porém, os produtores estão passando por problemas na produção. Os preços caíram e pra tentar amenizar o prejuízo, pois os insumos agrícolas estão com preços altos e surgiram doenças nas plantações, eles reduziram as áreas plantadas e, muitos, até deixaram de produzir figo, procurando outras alternativas de plantio. Alguns ainda têm a esperança de que a crise estabilizará e os preços voltarão ao normal.
Para o coordenador da Emater, os produtores devem agregar valor ao figo, pois assim pode-se ganhar até duzentos por cento a mais. Deve-se diversificar a forma de comercialização do figo, agregando a produção do figo maduro, pré-cozido, doce em caldas e o figo em passas. Essa seria uma das alternativas para que os produtores comecem a melhorarem a sua produção.

Fonte:

Jornal Estado de Minas




Receita da semana


Figo em calda


Ingredientes:

  • 2 kg de figo
  • Cravo a gosto
  • 2 xícaras ( chá ) de açúcar cristal
Preparo


Corte o talo do figo e faça corte em cruz do outro lado.Coloque os figos em água fervendo e deixe cozinhar por dez minutos. Escorra a água e deixe esfriar. Quando estiverem frios, coloque em um saco plástico e leve ao congelador. Após o congelamento dos figos, lave o figo em água corrente e retire a pele. Reserve o figo sem a pele.Em um tacho ou panela funda, despeje duas xícaras de chá de açúcar e mexa sempre até virar caramelo. Acrescente outra xícara de água e misture bem. Em seguida pegue o figo reservado e misture à calda de caramelo. Acrescente água até cobrir os figos. Espere cozinhar e coloque cravos a gosto.











Um comentário:

  1. Mais uma vez parabéns pela postagem! NOTA MÁXIMA! Peço novamente que cuidem mais da edição do texto. Grande abraço

    ResponderExcluir